O PROGRAMA INFINITY
O Programa Infinity é um trabalho avançado, exclusivo para alunas/clientes que concluíram o Programa Comer Consciente®. Acontece ao longo de 9 encontros semanais de 1,5 hora de duração (em um total de 13,5 horas de trabalho online), em que temas avançados para alcançar uma melhor relação com a comida e com o corpo são trabalhados. Acontece no formato de Grupo de Estudos e Vivencial, contando com estudo individual e a realização de exercícios práticos previamente aos encontros. Durante os encontros online há discussão em grupo, apoio e esclarecimento de dúvidas. Nos encontros ocorre um aprofundamento dos temas já trabalhados no Programa Comer Consciente®. O grande objetivo do Programa Infinity é dar manutenção às mudanças alcançadas no Programa Comer Consciente® e aprofundar sua compreensão, de modo a consolidar o conhecimento, insights e novos hábitos. Abaixo, os módulos e o objetivo de cada deles:
1. ANTIDIETA : eliminar a mentalidade de dieta, exercendo a liberdade e o protagonismo alimentar, ouvindo a sabedoria externa, mas principalmente a sabedoria interna. Manter a exclusão do modelo "controle-calorias-pesagem-racionalização" e transformar o comer em ato de autocuidado.
2. MINDFULNESS & MINDFUL EATING : exercer o estado de presença, a autocompaixão, e a conexão com o momento presente. Tornar o comer com atenção plena um hábito, sem julgar os alimentos e alimentando-se de modo sereno - mesmo nos momentos mais difíceis.
3. RELAÇÃO PSICOLÓGICA COM A COMIDA : elaborar uma estratégia alimentar própria (cada cliente elaborará a sua), levando em conta sua relação com a comida, que amplie sua liberdade alimentar, seu compromisso de autocuidado e reduzam o medo e a culpa de comer.
4. FOME E SACIEDADE : comer respeitando os sinais do meu corpo de quando comer e quando parar de comer. Identificar os motivos para comer, os 9 tipos de fome existentes e como saciá-los.
5. RELAÇÕES INTERPESSOAIS E O COMER : ter consciência dos padrões existentes nos relacionamentos interpessoais, como esses padrões influenciam o comer, e de que forma ter escolhas alimentares mais independentes das interferências de outras pessoas. Aprender a lidar com padrões tóxicos, mentalidade de dieta alheia, bullying e gordofobia.
6. COMER INTUITIVO : realizar escolhas alimentares a partir do que o corpo "pede" para comer, identificando e honrando suas necessidades fisiológicas e emocionais. Libertar-se das interferências externas, usando a sabedoria externa como balizador do comer, mas principalmente honrando a sabedoria e os sinais internos.
7. GESTÃO DAS EMOÇÕES : ser capaz de nominar o que sente, e entender como as emoções afetam o modo de comer, tendo clareza no momento em que os gatilhos são disparados, para lidar com as emoções sem precisar de comida.
8. NEUROCIÊNCIA E O COMER : com base em neurociência, entender como funcionam os processos fisiológicos relacionados ao comer, especialmente o poder "altamente estimulante" dos alimentos dopaminérgicos e o processo de habituação. Entender como funciona nosso corpo para comer de forma mais atenta, saudável e liberta.
9. IMAGEM CORPORAL : encontrar um caminho para fazer as pazes com o corpo, ressignificando-o como veículo de vida, muito além da estética e dos padrões impostos. Ser capaz de respeitar o corpo, e assim conseguir ter autocuidado e compassividade (não mais tentando "consertá-lo", e sim passando a cuidá-lo)